sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bolo Brigadeirão

bolo brigadeirão para festa na escolinha! 3 aninhos do Viccenzo....



Hoje estou sendo muito rápida, o bolo nem foi pra festa ainda e eu já estou postando aqui....talvez seja para me redimir desses 2 últimos meses sem poder postar....estou sem net em casa, então hj aproveitando o modem de minha irmã que está pairando por aqui...se bem que tenho feito muito poucas coisas em minha cozinha, pois tenho dado aulas até as 21h +-, convenhamos, fica bem difícil chegar tarde em casa e sair cedo no dia seguinte e ter que fazer gostosuras, tem ficado mais é para o fim de semana mesmo.
Mas como para os sobrinhos o prazer é imenso estou colaborando com a festinha do nosso bebê da casa. A Tia Ale te deseja muitas felicidades e muito amor...

Bolo de chocolate:
280g farinha de trigo peneirada
3/4 de cacau em pó
350g açúcar
1c. chá bicarbonato de sódio
3/4 colher chá de fermento para bolo
1 pit. sal
150g manteiga em temperatura ambiente
3 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
300 ml de leite

Calda: 1 xícara de leite gelado e 1 colher de achocolatado (bem ao gosto infantil)

Recheio e cobertura (fiz duas vezes a mesma receita):
1 lata de leite condensado
150g de gotas de chocolate ao leite
1 colher chá de manteiga
1/2 caixinha de creme de leite (depois de sair do fogo)

Colocar tudo numa panela de fundo grosso, com uma espátula de silicone cozinhar até o ponto de brigadeiro mole, qd sair do forno coloca o creme de leite e mexa bem.
Fiz a primeira receita para o recheio deixei mais mole e levei a geladeira de um dia para o outro.
A receita da cobertura deixei no mesmo ponto mas como precisava espalhar deixei morninha para espalhar melhor, deu super certo. Meia hora antes de montar o bolo eu fiz a cobertura.

Bolo: Peneire todos os secos(farinha, cacau, fermento, bicarbonato e sal) reserve. Na batedeira, bata a manteiga por 30" numa velocidade média. Acrescente o açúcar aos poucos e bata até ficar creme fofo. Adicione os ovos. Deixe bater bem. Acrescente a baunilha. Diminua a velocidade da batedeira e vá acrescentando hora a farinha hora o leite, até ficar bem homogênea, eventualmente limpe as bordas da batedeira para ter certeza que está bem misturado.

Forma retangular média, coberta com papel manteiga. Forno pré assado 200º C.
Até começar a cheirar a cozinha com um aroma maravilhoso.......teste do palito sempre é necessário pois não queremos um brownie. Deixei esfriar ainda com o papel manteiga embrulhei e levei ao freezer ate 40' antes de montar o bolo. Corte ao meio e recheie com o brigadeiro. Cubra com a outra parte da massa. Espalhe a cobertura ainda morninha (NÃO QUENTE) Cubra com confeito e geladeira nele. Não provei mas tenho absoluta certeza do sucesso dessa receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário