sábado, 19 de março de 2011

Eu tive um Sonho...

é, eu literalmente sonhei com sonho!!!! Explico, explico, eu sonhei com sonho de padaria, tá bom que pode ter sido influenciado (o meu sonho) com as postagens de alguns blogs que eu sigo, que fizeram recentemente uma blogagem coletiva sobre sonhos de padaria. Bem, como sou filha de Deus e eu nunca como essas coisas hj resolvi pegar minha apostila do Senac e fazer novamente essa delícia...nem era 10h da manhã de hoje(19/03/11) e eu já estava pesando os ingredientes....gente só sei que eu estou louca se eu continuar a sonhar assim hehehhe......vou ter q começar a ler outros blogs antes de dormir....vcs tbm são assim?????


Receita para 30 sonhos de 30g.
550g farinha trigo especial
192g água *
11g fermento instantâneo (ou 22g do fresco)
55g açúcar
6g sal
28g manteiga
6g reforçador (ñ usei, mas lembre-se q curso de padeiro tem q ter reforçador)
17g leite em pó (impressindível, pq ele deixa a massa mt macia)
2 ovos *
Essência de baunilha q.b. (eu esqueci de usar. no problems)

*Detalhe importante, na hora de colocar os ovos e a
água, o total do peso dever ser de 50% do valor da farinha, no caso aqui, 275g...pese os ovos e complete com água, ok? (na minha massa ainda usei +1 colher de sopa de água)

Comece pesando os ingredientes, separe uma pequena parte da farinha, com metade do açúcar e todo o fermento....isso serve para vc ativar o fermento instantâneo, mexa com uma colher.
Num bowl...todos os outros ingredientes, mais o fermento com a água e os ovos...sove até ficar com a massa macia .

Se vc tiver cilindo a hora é essa, caso não o tenha
...ou como eu preguiça de sujar mais alguma coisa, vou ensinar um truque que já ajuda a deixar os braços bem fortes....bata com toda sua força (+-) da altura da sua cabeça...erga a massa e bata 40 vezes com a massa contra a mesa...bata mesmo com mt força, assim não será preciso sovar por 15' a massa. Eu adoro fazer assim!
Enfarinhe 2 fo
rmas grandes, e pese 30 bolinhas de 30g, garanto que o tamanho é ideal....nada de se lambuzar de açúcar depois para comer...hehe, deixe crescer, eu aproveito o sol que bate num armário da minha cozinha, cubra com plástico e um pano de prato, e foi o tempo de eu limpar a sujeira e estava td pronto para fritar.

Na hora da fritura é importante que tenha bastante óleo de soja na panela...eu usei 1l. Deixe esquentar o ideal é q não fique quente demais...pq pode correr o risco de não cozer no centro. Eu usei minha chama tripla, e qd vi que começou a dourar o primeiro baixei bem o fogo e deu certinho, todos os 30 fritaram perfeitamente. Se vc começar a fritar com eles pela parte inferior, a que estava em contato com a farinha na forma, será melhor na hora de virá-los. Rapidinho seus sonhos estarão prontos. Deixe escorrer em papel toalha. Faça um corte com a ponta da faca, no máximo 2 cm esse corte, o suficiente para entrar com o bico de confeitar. Deixe pronto uma manga de confeitar cheia de doce de leite, usando um bico estrela pequeno. Passe o sonho no açúcar e depois recheie........e depois se divirta...que a vida foi feita para sonhar e realizar!

9 comentários:

  1. Oi Alessandra!Respondendo tua pergunta sobre os alfajores:
    - A massa não fica muito dura, com certeza a Planetária dá conta do recado!
    O chocolate fracionado é diferente do hidrogenado, pois ele tem como componente a gordura extraída do coco e o hidrogenado tem parte da gordura do cacau substituída por óleo extraído da soja.
    Para fazer casquinhas finas ou arabescos o fracionado é o ideal, inclusive pq o sabor dele é infinitamente melhor que o hidrogenado. Além de ficar com uma bela aparência ele não necessita temperagem(o que dificulta derreter e estragar o trabalho). Sempre aconselho a experimentar o sabor, caso não goste sugiro colocar 50% fracionado e 50% ao leite nas coberturas. No recheio, sempre ao leite! Espero ter ajudado. Bjs e obrigada pela visita.

    Observação- Fiquei salivando pelos sonhos!!

    ResponderExcluir
  2. Ale
    Há quanto tempo eu não faço sonho. Uma delícia de doce, né? Preciso fazer logo logo, que o seu me ceixou bichada!
    Quanto à promoção lá no meu blog, vc fez certinho... deveria ter escolhido dentre todos os produtos da Mococa (lá do site) para descobrir o que há dentro da sacola.
    Agora, quanto ao prêmio, é tudo isso que está escrito na postagem.
    Certo?
    Bj e boa sorte
    Deborah

    ResponderExcluir
  3. Maria Inês....preciso fazer esses alfajores urgente, obrigada pelas dicas!!!

    Deborah...então "se dei mal" heheheh, mas não tem problema interpretação de texto nunca foi o meu forte hahaah, beijos

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhh, que delícia!! Já reparou que sonho tá sendo uma epidemia geral na blogosfera? Estou amando ver os sonhos das meninas e estou morrendo de vontade de um. Acho que vou agora mesmo na padaria... =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Talita,
    eu tenho certeza que eu só sonhei com sonho por causa dessa epidemia.....tive que acordar cedésimo no sábado e fazer q loucura!!! bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um trauma de vida, nunca comi um sonho realmente gostoso!
    Sempre tem algum defeito, mas também nunca experimentei fazer. Acho que vou tentar HAHAHAH

    ResponderExcluir
  7. Oiiiiii,
    Mas que receita divina, que delicia é até pecado ficar olhando para uma delicia dessas, me deu uma agua na boca...rs
    Não sei se consigo fazer uma receita tão perfeita assim...
    Ficaram lindos os sonhos, um sonho mesmo...rs
    Parabens
    Bjocas
    Re

    ResponderExcluir
  8. oi
    nossa eu tb adoro um sonho ainda mais assim de verdade -
    tb sou canoense - quer dizer nasci ai, meus pais,miha irmã moram ai tb
    e qunado vou para canoas - vou no zafari comprar sonos e mil folhas - ai ai - que saudades disto tudo-
    adorei te ver no soteio - conhecer teu blog -
    boa sorte nos dois sorteios -meu e da re da vila pano -
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu, é isso ai canoense que se preze tem que dar uma passadinha no Zaffari heheh tem coisa boa la...muito obrigada pela visitinha.
    Ale

    ResponderExcluir